UM BREVE HISTÓRICO
No ano de 2023, o Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) completa oito anos. O Programa vem se constituindo como um dos centros emergentes na pesquisa e formação em Relações Internacionais do Brasil. Indicativo deste fato foi a elevação do Conceito Capes de 3 para 4 em sua primeira avaliação quadrienal, em 2022, além do seu crescente alcance nos últimos anos, atraindo estudantes de todas as regiões e também de fora do país. Neste contexto, o IV Congresso de Pesquisa em Relações Internacionais da UFU (IV COPRI) trata-se de um momento oportuno para atualizar, debater, difundir e refletir sobre o conhecimento que vem sendo produzido no âmbito do Programa, sistematizado em torno da proposta de “Crises e Transformações da Política Internacional no Século XXI”, publicação de 2020, cujo eixo central é a política internacional na perspectiva dos atores, das instituições e das transformações presentes na sua configuração nos anos 2000.
Mudanças no equilíbrio de poder internacional ou no eixo dinâmico da economia internacional, como as que presenciamos no desenrolar dos anos 2000, impactam a dimensão estrutural da política internacional, afetando possibilidades de cooperação e gerando novas formas de governança. Um dos grandes desafios é entender como esse processo tem ocorrido e quais são as suas consequências, tendo em conta as arenas de interação, o desenho institucional das instâncias decisórias, a natureza e as estratégias dos atores. Em diferentes área temáticas, os regimes e organizações internacionais têm encontrado dificuldades crescentes para avançar entendimentos multilaterais e há um série de negociações paralisadas ou sérias dificuldades, em temas como mudanças climáticas, intervenções internacionais, comércio internacional e direitos humanos, ao mesmo tempo em que crescem formas de cooperação fragmentadas e informais, com novos parâmetros normativos e regulatórios.
A Comissão Organizadora tem a satisfação em convidar toda a comunidade acadêmica do campo das Relações Internacionais a participar das atividades, e os estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes, pesquisadoras/es e profissionais em coautoria com estudantes, a submeter trabalhos, a partir das três linhas de investigação que estruturam o PPGRI-UFU. A linha de pesquisa Política Externa e Instituições Internacionais analisa as questões relativas à política externa e às instituições internacionais, tanto do ponto de vista de suas particularidades, quanto do ponto de vista das suas interrelações. A linha de pesquisa Segurança Internacional privilegia análises teoricamente informadas, desde aquelas consideradas canônicas, como os debates realistas e discussões relativas aos Estudos Estratégicos, assim como aquelas influenciadas pelo movimento teórico crítico de Relações Internacionais, especialmente de matriz construtivista, pós-estruturalista e pós-colonialista. Já a linha de pesquisa Economia Política Internacional tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre as dinâmicas interestatais e a interdependência econômica internacional, considerando os variados arranjos (sociais, políticos e econômicos) que afetam os sistemas globais de produção, troca e distribuição com impacto nas ações internacionais dos Estados em suas múltiplas dimensões. Para tanto, basta acessar o site do evento:
www.even3.com.br/iv-copri
Considerando estes fatores, o IV COPRI propõe debater a política internacional a partir de estudos multi, inter e transdisciplinares, em língua portuguesa do Brasil, que se utilizem dos mais variados procedimentos e técnicas de pesquisa. Tal composição permite congregar uma pluralidade de especialistas e contribuir de forma original para a área Relações Internacionais no Brasil. O Congresso será realizado na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, entre os dias 20 e 23 de março de 2023. Devido às incertezas e as consequências da crise sanitária no país, o evento ocorrerá em formato híbrido. Os trabalhos completos e posters serão publicados na forma de Anais e se somarão ao pleito pelo registro ISSN do evento. A programação completa será disponibilizada em breve!